Considerando que a segurança do paciente está em primeiro lugar, é muito importante passar pela consulta pré-anestésica.
Esta consulta é o momento em que o anestesista vai conhecer e avaliar o paciente, possibilitando programar uma anestesia personalizada e que melhor atenda às necessidades do paciente e do cirurgião. Para atingirmos este objetivo, o anestesista solicitará ao paciente informações sobre todo seu histórico de saúde, medicações em uso, cirurgias prévias, histórico de alergias ou qualquer outra informação que julgue importante.
Ao final da consulta, o médico anestesista explicará com detalhes que tipo de anestesia que o paciente receberá, quais são os riscos envolvidos e também orientará o paciente quanto aos cuidados pré e pós-operatório. Dentre os cuidados pré-operatórios, o médico anestesista prescreverá um período de jejum que deve anteceder a cirurgia e prescreverá ou não uma medicação tranquilizante.
O paciente também terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas referentes, tanto aos cuidados, quanto aos procedimentos a serem realizados. Por fim, o paciente assinará o “Termo de Consentimento Esclarecido” autorizando a equipe de anestesista a realizar o procedimento proposto.
Imediatamente antes de iniciar-se a cirurgia, o anestesista prepara a anestesia de acordo com o planejamento prévio. Consequentemente, a possibilidade de qualquer tipo de desvio em relação ao resultado esperado ficará bastante diminuída.